Os segredos que ninguém conta sobre prospecção de pacientes - Como lucrar mais com marketing digital para dentistas
Dentista, eu não preciso te falar nessa altura do campeonato que o marketing digital pra clíncias odontológicas é crucial para conquistar mais pacientes, certo?!
Aliás, não somente para mais pacientes, mas para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, que é a odontologia no Brasil.
E se você está procurando maneiras, não só inovadoras, mas mais assertivas de conquistar novos pacientes e impulsionar seus lucros, esse guia com certeza é pra você, pro seu negócio!
Se você já investe em anúncios, acredito que deve ouvir com bastante frequência a sua secretária ou CRC "reclamar" de leads frios ou desqualificados, não é mesmo?! E levando isso em consideração, você vai pulando de agência em agência...
Aliás...até bom tocarmos nesse assunto... responda a si mesmo com bastante franqueza: você já passou por mais de 3 agências nos últimos 2 anos?
Se sim, você precisa urgente ler o texto abaixo.
Se não, é bom você ler também rsrs. Na pior das hipóteses - vai que - tenha algo que você ainda não faz e que pode ser a virada de chave para mais faturamento...
Pra ficar mais prático, separei em 4 pilares fundamentais para você agendar mais leads que chegam do marketing digital.
O PODER DO ATENDIMENTO ENCANTADOR
Começamos aqui destacando a importância do atendimento ao cliente e como isso pode ser um baita de um diferencial pra sua clínica.
Em um mercado onde a concorrência é extremamente acirrada, como está se tornando a odontologia no Brasil, a maneira como você se conecta com os leads pode fazer total diferença.
Não é somente perguntar "que horas você pode vir?" e tá tudo bem...
Bom, talvez você deve estar fazendo isso hoje, né?!
E o que você realmente precisa fazer é encantar esse lead! Criar conexão, nem que seja rasa, mas que desperte o pensamento no lead de que "ele entendeu a minha dor..."
Quer um exemplo? Pergunte ao seu lead como ele se sentiria se tivesse todos os dentes novamente? Isso até já vai dar uma quebra na conversa formal que ele mesmo esperaria ter.
Ainda, na foto de perfil do WhatsApp ou Instagram, você já consegue saber se ele tem filho, gosta de cachorro, viagens etc, e tudo isso pode virar um assunto para conversar antes do "tenho esse horário, pode ser?"
Hoje, aqui na Prospecta Odonto, utilizamos duas ferrametas poderosas para esse propósito: o WhatsApp e a ligação. Duas maneiras diferentes de contatar nossos futuros pacientes de forma personalizada e direta.
DESVENDANDO AS ORIGENS DOS LEADS
Para maximizar seus esforços de marketing digital e saber onde investir mais para trazer o seu cliente ideal - ou ao menos a pessoa que comparece às avaliações - é fundamental conhecer a origem de seus leads.
As fontes mais comuns de geração de contatos em escala são anúncios no Facebook, Instagram e Google (além das novidades Youtube e Tiktok).
Ao entender de onde vêm seus pacientes em potencial, você pode adaptar suas abordagens para atender às suas necessidades específicas.
Ou seja, uma pessoa que vem do Google está muito mais interessada no procedimento, afinal, está buscando por ele. Uma pessoa que vem do Instagram, foi atraída pelo anúncio de maneira passiva, e pode precisar de mais atenção e conexão para agendar.
Sabendo disto, você começa a entender as regras do jogo e como ganhá-lo com mais facilidade.
IDENTIFICANDO A DOR DO PACIENTE
Uma das estratégias mais eficazes que temos no marketing digital para dentistas é identificar a dor do paciente.
Entender os problemas e preocupações que seus pacientes enfretam permitem que você - ou sua secretária/CRC - ofereçam soluções personalizadas à ele. E não fica só naquele vende, vende, vende.
Isso não apenas constrói confiança, mas também cria um vínculo mais profundo com seus pacientes. E você sabe... um paciente pode trazer outro, e mais um, e mais um...
NUTRINDO LEADS COM WHATSAPP
E aqui vem o pulo do gato! Não posso dizer com exatidão, mas consigo te afirma que pelo menos 95% de todos os dentistas que já atendemos nos últimos anos (mais de 3.500) não trabalham com nutrição de leads.
O lead chega num dia... e se ele não responde, jamais é feito um recontato. E isso não pode acontecer. Lembre-se que você PAGOU por esse lead para o Instagram, Facebook ou Google. Ele precisa estar dentro do seu radar.
Então, além de você construir sua base de contatos, você precisa manter ela ativa, seja por textos ou áudios no WhatsApp. Inclusive, através do "Zapzap", você pode fornecer informações valiosas, dicas de saúde bucal, prova social e atualizações da clínica.
É uma maneira poderosa de gerar relacionamento e manter sua clínica no topo da mente de seus pacientes em potencial.
Em resumos, você precisa olhar pra dentro do seu funil de prospecção, pras conversas feitas pela secretária ou CRC e como estão sendo realizados os agendamentos e confirmações. É aqui que te fará LUCRAR mais.
E se você respondeu que já teve mais de 3 agências nos últimos 2 anos, cuidado! Isso é extremamente preocupante.
Caso você já saiba que tem essas dificuldades no atendimento da sua equipe e sente que falta aquele "ALGO A MAIS", eu te convido para conhecer nosso método de Agendamento Prospecta Odonto.
Fale com nossa equipe através do WhatsApp (43) 99159-6932 e solicite uma consultoria gratuita sobre o seu marketing digital.
E não se esqueça, a qualidade do atendimento da sua equipe diz muito sobre o dono da clínica.
Grande abraço!
Matheus Jacob - Diretor Operacional da Prospecta Odonto.