Você já deve ter recebido um e-mail de alguém que não conhecia, oferecendo algo que não tinha importância. E aí, você se perguntou: “Quem enviou esse e-mail? E por que, senão pedi?” Isso é um exemplo da má administração de e-mails. E é por isso que a produção do e-mail marketing e sua administração devem ser bem feitas. Abaixo, estão algumas dicas para confecção, gerenciamento e organização de informações do e-mail marketing.
Para quem você vai enviar?
Um dos itens mais importantes do e-mail marketing é que você deve incluir somente aquelas pessoas que já são clientes. Todos que passam por seu consultório devem ser cadastrados. Pergunte ao seu cliente se pode incluí-lo em seu e-mail marketing.
Por onde enviar o e-mail marketing?
Agora que você já tem uma lista, deve planejar como vai enviar o e-mail marketing. Existem, atualmente, ferramentas fantásticas para tornar o e-mail marketing mais profissional. O que fazem essas ferramentas? Na prática, enviam seu e-mail com apresentação mais bonita, com possibilidades de incluir links, fotos e vídeos, além de textos, claro. Elas também trazem métricas, indicando quem abriu sua mensagem, quantas vezes abriu, qual a porcentagem de pacientes que clicaram em links e muitos outros dados.
Essas informações ajudam a criar novas campanhas para seu e-mail marketing, oferecendo pistas sobre o que seu paciente gosta ou não. No entanto, é muito importante contar com profissionais capacitados para confeccionar e administrar seu e-mail marketing para que ele seja realmente persuasivo e evitar cair no spam.
Ademais, essas ferramentas também oferecem para seu paciente a possibilidade de se descadastrar, respeitando a opinião dele. Alguns exemplos de programas utilizados por profissionais de marketing digital são MailChimp, E-goi,GetResponse, Locaweb.
Um conteúdo eficiente
Nenhuma ferramenta vai lhe ajudar se o conteúdo do seu e-mail marketing for mal elaborado. Seu e-mail deve conter informações sobre serviços, mas também trazer assuntos que sejam de interesse geral. Pense nas principais dúvidas que seus clientes têm. Uma maneira de criar bons conteúdos é responder a essas perguntas. E não se esqueça de criar mensagens personalizadas. Com essas dicas, não tem mais como errar no e-mail marketing.
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